quinta-feira, outubro 22, 2009

CADEIRA DE RODAS















Conceito Tecnológico: Eixos conectores
A aula de teve como objetivo montar uma cadeira de rodas. Discutimos sobre: O que é preconceito? Posteriormente, conhecemos a história do Ator Eduardo Silva. Um ator negro que tem um currículo invejável, participou de novelas, programas infantis, filmes e peças teatrais. A leitura enfatizou a discriminação que o negro enfrenta na maioria das vezes, embora o Brasil seja o país com a maior população negra depois das nações Africanas.
A montagem da cadeira de rodas vem fazer com que o aluno reflita sobre os preconceitos e as diferenças que existe na sociedade. Aceitar as diferenças requer mudança na forma de pensar e de agir frente às pessoas com deficiência, com cuidados específicos, adaptação de espaços, atendimento individualizado, materiais específicos e, sobretudo, uma grande capacidade de compreensão e amor.
Nesta montagem foi construída a cadeira de rodas, uma grande aliada para o deficiente físico. A situação problema é subir com a cadeira-de-rodas em uma calçada onde não possuem rampas, ou seja, sem acessibilidade.
A Educação Inclusiva é atualmente um dos maiores desafios da sociedade, mas percebemos que incluir é a beleza da diversidade, é aprender a estar em processo dinâmico e permanente de busca e aprimoramento. Paulo já está fazendo a sua parte, e você?

VENTILADOR DE LEGO

Conceito Tecnológico: Manivela
Você sabe o que é Manivela e para que serve?
Manivela é uma espécie de alavanca presa a um eixo. A manivela tem o eixo preso a uma das suas extremidades e trabalha em circulos aliviando o esforço exercido. É uma peça cujo formato lembra um Z. Em geral possuem um dos eixos ligados ao que se quer dar movimento,ele é chamado de eixo central. O outro é movido por alguém ou por algum mecanismo central. Exemplo: A explicação mais simples é dizer que manivela é aquela alavanca que você usa para subir ou descer o vidro do carro quando ele não é elétrico. Antes da montagem foi lida uma parte da história de Graciliano Ramos, no livro Vidas Secas. Esta leitura foi à base para a construção de um ventilador. O objetivo da aula foi montar um ventilador de lego e a resolução problema foi criar um ventilador que fizesse vento para várias pessoas, ou seja, o aluno deveria mudar a estrutura da primeira montagem para atingir o objetivo proposto.

segunda-feira, outubro 19, 2009




AVIÃO

Conceito Tecnológico: Polias
O objetivo da aula foi conhecer mais um conceito tecnológico e montar um avião empregando o conceito aprendido.
Polias são rodas com sulcos pelos quais passam cordas ou correias. As polias também são chamadas de roldanas, podendo trabalhar associadas a outras polias, ou de forma isolada. Depois de conhecer o conceito tecnológico, iniciamos a leitura: Quem deu “asas” ao homem?
A capacidade de imaginar e de sonhar, o espírito obstinado e o comportamento inquieto eram características de personalidade de Santos Dumont, que passava horas meditando sobre a imensidão do céu e dava asas à sua imaginação, criando aeronaves e inventando máquinas. Ele ultrapassou barreiras e limites e nunca desistiu de realizar seus projetos – nem mesmo os acidentes que sofreu conseguiram abalar sua determinação em conquistar os ares.
Sua tremenda força resultou no 14-BIS!
Dumont era um idealista, um homem bondoso que sequer patenteou seus inventos, deixando-os à disposição para quem quisesse construí-los e utilizá-los.
Alberto Santos Dumont, o Brasil reverencia sua memória e consagra-o como Pai da Aviação!
Carlos Eduardo teve que resolver uma situação problema. Criar um mecanismo para que o avião pudesse fazer pousos em lagos, rios ou no mar.

COBRA DE LEGO














Você tem medo de cobra? Vamos conhecer um pouco mais sobre elas.
As cobras usam alguns métodos de locomoção. O mais comum, é usado por todas elas, é o de ondulação lateral, na qual o corpo oscila gradativamente para que haja a programação. Algumas cobras são capazes de realizar movimentos de consertina, método de movimentação que pode ser usado para subir em árvores.
Outra forma comum de locomoção é a retilínea, na qual o réptil se mantém esticado e se move contraindo e distendendo os músculos da barriga. Essa forma de locomoção é usada por cobras muito grandes e pesadas, como as jibóias e as pítons.
A locomoção em ziguezague é também uma forma ondulatória que as serpentes usam para atravessar a lama ou areia solta, a fim de evitar que “patinem”.
Os alunos tiveram o desafio de fazer uma programação que permitisse simular um dos movimentos apresentados usando o RCX.
Será que esta cobra é venenosa?
Bom, as cobras venenosas ou peçonhentas possuem hábitos noturnos, isso quer dizer que não precisamos ter medo da cobra LEGO, pois ela tem hábitos diurnos.


















Alunos: Paulo , Matheus e Murillo

Professora Alixandra A. Isoton

quarta-feira, outubro 14, 2009

T-REX O ROBÔ PERNA- DE -PAU

Iniciamos a aula conhecendo um pouco mais sobre o cientista FARADAY. Embora Michel Faraday não seja muito conhecido pela maioria das pessoas, trata-se de um grande cientista que colaborou em muitas descobertas tecnológicas que utilizamos atualmente. Foi aos 24 anos que começou uma série de trabalhos, escrevendo vários artigos e fazendo muitas descobertas na química.
Alguns anos após, foi convidado a escrever sobre uma nova ciência da época, denominada Eletrecidade, para qual Faraday deu grande contribuição.
A montagem do dinossauro T REX , foi dividida em duas partes, sendo também dois desafios. Após entender o conceito de proporcionalidade nas alavancas, foi construído o Robô perna-de-pau. O primeiro desafio foi modificar o robô de modo que ele se movimentasse o mais rápido possível. O segundo desafio foi fazer uma modificação na montagem para que o robô conseguisse subir planos inclinados.
A equipe está de parabéns, pois ainda se encontra no primeiro nível !



Aluno: Maria Júlia, Matheus, Murillo e Paulo
Profª : Alixandra A. Isoton

Monjolo de LEGO

Conceito Tecnológico: Plano inclinado

Iniciamos a aula conhecendo o conceito tecnológico plano inclinado.
O plano inclinado é uma superfície plana, oblíqua (menor que 90 graus) em relação à horizontal. O plano inclinado permite que a força aplicada para levantar um peso seja menor, mas o trabalho realizado é o mesmo, pois temos uma força menor com uma distância maior.
Ex:. Rampa – A rampa é o exemplo clássico do plano inclinado, pois sem ela, teríamos que deslocar objetos verticalmente, como para colocar suas coisas em um caminhão de mudança, por exemplo, para o qual que seria necessário usar uma força maior do que a usada em uma rampa.
A montagem do monjolo é o objetivo desta aula, tendo como conceito técnológico evidente o plano inclinado.
Quando o ser humano descobriu que precisava guardar parte do alimento que plantava, percebeu que certos alimentos , que endureciam com o tempo, podiam ser reaproveitados se fossem triturados , como o milho por exemplo.
Com o tempo, o homem observou que a queda d’agua podia mover galhos colocados em um ponto de apoio, como se fosse uma alavanca. Dessa forma, notou que à medida que o recipiente se enchia, o monjolo baixava, mas logo, ao se esvaziar, subia novamente. O pilão subia e descia , batendo nos grãos até triturá-los.
A aula foi um maravilhosa! A resolução problema foi testar o mecanismo no pátio, utilizando uma jarra com água para encher o copinho.



Aluno: Paulo Appelt
Professora: Alixandra Anita Isoton

sexta-feira, outubro 09, 2009

LEGO/ ROBÓTICA

CONHEÇA UM POUCO MAIS.....

Principais características do uso da Robótica

O projeto é aplicado por meio do trabalho em equipe, no qual cada componente tem a sua função. As funções são trocadas a cada atividade, com a finalidade de que cada integrante da equipe experimente todas elas.
Organizador é o responsável pela maleta de tecnologia. Ele coordena a montagem das peças do início ao fim dos trabalhos e registra o trabalho como forma de relatório, com informações importantes do projeto.
Construtor é responsável pela coordenação das montagens e organização da equipe para que todos participem ativamente.
Programador é o responsável pela elaboração do programa que controlará e automatizará a montagem usando o PC e o bloco programável RCX da LEGO®.
Apresentador / Líder da Equipe é o responsável por apresentar para a turma a montagem pronta, como funciona, para que serve, bem como a opinião da equipe. Leva as dúvidas da equipe ao professor e coordena a execução do projeto.



Profª Alixandra Anita Isoton

Conheça um pouco mais...


Principais características do uso da Robótica

O projeto é aplicado por meio do trabalho em equipe, no qual cada componente tem a sua função. As funções são trocadas a cada atividade, com a finalidade de que cada integrante da equipe experimente todas elas.
Organizador é o responsável pela maleta de tecnologia. Ele coordena a montagem das peças do início ao fim dos trabalhos e registra o trabalho como forma de relatório, com informações importantes do projeto.
Construtor é responsável pela coordenação das montagens e organização da equipe para que todos participem ativamente.
Programador é o responsável pela elaboração do programa que controlará e automatizará a montagem usando o PC e o bloco programável RCX da LEGO®.
Apresentador / Líder da Equipe é o responsável por apresentar para a turma a montagem pronta, como funciona, para que serve, bem como a opinião da equipe. Leva as dúvidas da equipe ao professor e coordena a execução do projeto.
As funções são trocadas a cada atividade, com a finalidade de que cada integrante da equipe experimente todas elas.

Para finalizar nada melhor do que brincar com a sua invenção.

terça-feira, outubro 06, 2009

Organização Básica do Atendimento ao Educando e Espaço Físico Disponível.






Atuar como professor é uma tarefa tão ampla e envolve tantas ações e providências que deveria ter um VERBO que resumisse todas essas ações. Sugerimos o verbo PROFESSORAR: eu professoro, tu professoras, nós professoramos, que tal?
Vamos utilizar esse neologismo como título desse espaço do Blog, para dividir com vocês, com breves relatos, algumas experiências interessantes desse nosso “fazer pedagógico”.
Não pensem que serão relatos de coisas certinhas, que aconteceram dentro dos padrões esperados para que sirvam de modelo pra isso ou aquilo. Bem que gostaríamos de poder colaborar dessa forma, mas não é esse o nosso objetivo nem a nossa pretensão, considerando que não estamos aptas a vir aqui sistematizar uma abordagem pedagógica, que vai além da atuação do professor e exige uma fundamentação histórico-teórica de responsabilidade coletiva, que envolve todos os profissionais da equipe do NAAH/S.
Nosso objetivo será tão somente, socializar procedimentos e estratégias, registrar nossas dúvidas e reflexões, mostrar algumas opções e compartilhar nossas alegrias nos diferentes momentos em que estamos a PROFESSORAR.
Sentimos falta de compartilhar experiências e procedimentos, de ter acesso a relatados de colegas sobre as situações do cotidiano da relação ensino-aprendizagem. Por outro lado reconhecemos que não é fácil expor um trabalho, ficando a mercê de críticas e opiniões, nem sempre feitas com bons propósitos. Mas, como optamos sempre por uma postura profissional desafiadora, para o nosso próprio enriquecimento, se conseguirmos colaborar em algum sentido, será ótimo. Nem que seja para alguém concluir que NÃO DEVE FAZER O QUE NÓS FIZEMOS. (Esperamos não fazer nada abominável, do ponto de vista pedagógico). Foi só uma brincadeirinha!

Inicialmente vamos apresentar um breve panorama do NAAH/S, discorrendo rapidamente sobre seu principal objetivo; a organização do atendimento aos educandos; a procedência e a forma como eles chegaram aqui; os profissionais fazem parte da equipe técnica; citar o referencial teórico da proposta pedagógica e mostrar algumas fotos do espaço físico utilizado.





Conforme já informado na identificação do Blog, o NAAH/S é o Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação de Santa Catarina criado com apoio da Secretaria de Educação Especial do MEC para, através das Secretarias da Educação de todos os Estados, atender os desafios acadêmicos e sócio-emocionais dos alunos com altas habilidades / superdotação.
O principal objetivo do NAAH/S é desenvolver metodologias para identificação, atendimento e desenvolvimento desses educandos nas escolas públicas e demais sistemas educacionais.
Com sede na Fundação Catarinense de Educação Especial – FCEE, no ano de 2007 o Núcleo iniciou o atendimento de cerca de 30 educandos que foram selecionados em escolas públicas e particulares, de Florianópolis e São José, a partir do indicativo de apresentarem potencial diferenciado em qualquer área: intelectual, motora, artística, criativa, etc.









Os educandos foram agrupados, basicamente, por faixa etária, interesses, e período que freqüentam a escola, pois comparecem ao NAAH/S, em média, dois dias por semana, durante 2h 30m, no período contrário ao da escola.
A equipe técnica do NAAH/S é formada, atualmente, por 01 coordenador; 02 pedagogas, 01 psicóloga e 03 professoras, todos servidores efetivos e ACTs da FCEE.
O referencial teórico do atendimento pedagógico tem sido o material bibliográfico do MEC e cursos de capacitação. Assim sendo, a ação pedagógica tem como base o Modelo de Enriquecimento Curricular de Renzulli com vistas ao processo de diagnóstico, considerando a fundamentação da Teoria Triádica de Inteligência de Robert Stemberg, a Teoria das Inteligências Múltiplas de Howard Gardner e a Teoria dos Três Anéis e Categorias de Altas Habilidades do próprio Renzulli.
O espaço físico utilizado para o atendimento dos educandos é constituído de 03 salas (Oficina de Lego Robótica, Oficina de Criatividade em Artes e Literatura e Sala de Jogos de Raciocínio Lógico-Matemático) , um corredor, 01 banheiro e 01 cozinha, pertencente ao CAMPUS da FCEE.
Dentre os materiais e equipamentos que dispomos, estão os que foram adquiridos com recursos financeiros oriundos do FNDE/MEC/SEESP, através do Projeto de Implantação do NAAH/S.









Na sala maior, com aproximadamente 24 m² temos:























04 computadores com sistema operacional
e capacidade básica, 01 impressora, 02 armários

















01 quadro branco, 01 mesa para trabalho de, no máximo, 05 educandos...







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Prateleiras com livros de literatura infantil e infanto-juvenil e livros para pesquisa...



Na sala menor com, aproximadamente, 12 m² temos:





Uma mesa com 02 computadores, 04 cadeiras escolares com 01 mesa redonda, 01 armário, prateleiras improvisadas disponibilizando materiais de sucata e recicláveis diversos, tintas, pincéis, lápis, borracha, cola, tipos diversos de papéis, barbante, e tudo mais que se pode usar para realizar trabalhos de artes, artesanato, invenção de brinquedos, criação de personagens etc.


FOTO


Na sala de Jogos de Raciocínio Lógico-Matmático, com aproximadamente 24 m² temos:


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Vários tipos de jogos, kits do Planetário, cubos acrílicos e mapas.



Na cozinha com, aproximadamente, 6 m² para uso operacional e...


FOTO


lanche dos educandos.


A área externa da “Casinha”, como chamamos informalmente o nosso espaço físico, desfrutamos das belezas naturais do Campus da Fundação Catarinense de Educação Especial e professoramos também no aproveitamento desse ambiente.




Estamos situados na rota do “Caminho das Bananeiras”, por isso acompanhamos as atividades realizadas por professores e educandos de outras unidades da FCEE.



Saímos procuramos ninhos de rolinhas...

E encontramos!




Despistamos o beija-flor para, quem sabe, encontrar outro ninho?




E encontramos!
Fugimos quando uma fêmea de “Quero-Quero” ficou brava por chegarmos muito perto dos seus ovos...



Passar por aqui? Nem pensar!

Admiramos os detalhes da beleza das flores de pessegueiros.

Das laranjeiras...

Cuidamos dos nossos 02 canteiros de margaridas, bem na nossa porta.

Ajudamos essa natureza linda...

Adotando uma floreira!






Alguém disse que adolescente não gosta de plantar flores? Não, claro que ninguém disse.Ele lembrou que ainda não fez a placa, identificando a floreira que ele adotou.

Chamamos os amigos para uma lanchinho...

Vai um petisco bem “natureba”? Casa de marimbondo? Abandonada, obviamente!




Ameixas




Laranja




Amoras




Todas essas fotos foram tiradas por nós, educandos e professoras do NAAH/S, da área que ocupamos e que nos rodeia. Elas servem de motivação para os educandos elaborarem projetos relacionados à natureza. As fotos são elementos importantes do nosso projeto amplo de Professorar, cujo objetivo é despertar-lhes interesses.

Imaginamos que com essa breve apresentação, vocês já possam nos acompanhar nessa aventura, conjugando conosco o verbo professorar, sem divergências interpretativas de localização e estrutura física do nosso trabalho.

Até breve.

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