sexta-feira, novembro 20, 2009

APRENDER BRINCANDO - AULAS DE LEGO

As aulas de LEGO no NAAHS, possibilitaram o desenvolvimento de habilidades, competências e criatividade. Foram baseadas em montagens, programações e situações problemas. Esta metodologia proporcionou aos alunos aprenderem a ter iniciativa, projetar e a trabalhar em equipe a fim de encontrar idéias criativas e originais para a solução dos problemas propostos.

A filosofia de aprendizagem da LEGO ZOOM é "aprender brincando".

Segue o registro de algumas aulas deste ano. Espero que gostem!

Prof Alixandra Isoton

terça-feira, novembro 03, 2009

CAMALEÃO



Conceitos Tecnológicos: Vantagens do plano inclinado
O plano inclinado é uma superfície plana, oblíqua (menor que 90 graus) em relação à horizontal, permite que a força aplicada para levantar um peso seja menor, mas o trabalho realizado é o mesmo, pois temos uma força menor com uma distância maior.
Um invento muito curioso, que utiliza o plano inclinado, é o parafuso de Arquimedes, nome dado em homenagem ao seu criador. Esse mecanismo é uma espécie de parafuso que permite, pelo movimento de uma manivela, trazer a água de uma região mais baixa para uma mais alta. Hoje, o parafuso de Arquimedes tem um largo uso na agricultura, principalmente no transporte de grãos de um nível mais baixo para a caçamba de um caminhão
.
Nesta aula foi aplicado plano inclinado na montagem de um camaleão. O plano inclinado nesta montagem está distribuído ao redor de astes, como nos parafusos.
Os alunos pesquisaram sobre os camaleões e sobre mimetismo.
O mimetismo tem por objetivo dar ao animal condições de proteção contra seus predadores. Mudando de cor ou de forma, os corpos destes animais ficam numa situação de difícil percepção. Alguns animais usam esta capacidade para “enganar” suas presas, facilitando a caça. O camaleão é o exemplo mais clássico quando se fala de mimetismo. Este animal pode mudar de cor facilmente, acompanhando o local onde se encontra. Na grama fica verde. Num tronco de árvore, por exemplo, seu corpo assume a cor marrom. Este tipo de mimetismo, quando ocorre a mudança de cor, chama-se homocromia.
Existe cerca de 80 espécies de camaleões, a maior parte delas na África, ao sul do Saara.
Ficou curioso? Vá e faça sua pesquisa sobre este animal, você irá se surpreender.
Boa sorte!




Página em Atualização

Esta página está sendo atualizada. Por favor, aguarde.