terça-feira, maio 26, 2015

PASSEIO DE ESTUDO NO PARQUE DOS SABIAS (Horto Florestal de São José)



               No dia 13/5/2015 os alunos do NAAH/S - FCEE, Gabriel, João Antonio, Luy, professoras Mara e Gizeli, pedagoga Liliam e a psicóloga fizeram um passeio ao horto florestal Parque dos Sábias, localizado em São José, Santa Catarina.
               No horto florestal tem um auditório, onde dão cursos, palestras e explicação sobre o parque, onde se encontram trilhas, um açude, pontes que atravessam um córrego, Mata Atlântica, viveiro de plantas, as quais são doadas para reflorestamento etc.
               Ao chegar lá fomos direto para o auditório conduzidos por Simone (bióloga) e Aroldo (geógrafo) onde nos explicaram a importância das plantas e dos rios para o meio ambiente e os malefícios trazidos para o meio ambiente pela poluição e desmatamento.
               Em seguida fomos ver uma exposição de inseto coletados mortos, onde tinha borboletas, mariposas, libélulas, abelhas, vespas, etc.
               Depois fomos fazer uma trilha na floresta com árvores e placas com nomes de animais nativos da Mata Atlântida, onde as pontes que atravessam o córrego tem nomes de pássaros, onde podemos observar sua nascente, área de descanso e chegamos a ver até um cogumelo.  
               Na volta fomos para um viveiro de plantas nativas e frutíferas cultivadas em grande quantidade, onde foram oferecidos dois exemplares por pessoa. Lá havia palmeirinhas, flores, pé de café, de ameixa, de pitanga, de fruta-pão, de ipê, entre outros. 
               Não fomos ao açude, porque estava fechado e em manutenção.
               O passeio nos trouxe muitos conhecimentos, tivemos uma grande aprendizagem com diversão, nós recomendamos para você o parque, para aprender e se divertir como nós.

               Adoramos o passeio. Queremos agradecer aos nossos guias Simone Defreyn e Aroldo Vicente de Sousa pela disponibilidade e conhecimentos compartilhados. 

Texto de: JOÃO ANTONIO ESPINDOLA TEIXEIRA (aluno do NAAH/S)











Página em Atualização

Esta página está sendo atualizada. Por favor, aguarde.