quinta-feira, junho 25, 2015

Visita ao Parque Ambiental dos Sabiás - Horto Florestal

São José, Santa Catarina, Brasil

No dia 10/06/2015 os alunos do período vespertino do NAAH/S, João Páscoa, Nicole, Vitor e as profissionais Sandra e Gizeli, fizeram uma visita ao Parque Ambiental dos Sabiás, com o objetivo de conhecer mais os lugares a nossa volta, a mudança de uma paisagem humanizada para uma paisagem natural. A diferença que se pode perceber é grande, pois na paisagem humanizada vemos mais prédios, casas, carros e motos, já na paisagem natural podemos perceber mais árvores, plantas, animais e vegetação rasteira.

Quando chegamos tivemos uma breve explicação sobre o Parque e depois fomos direto para trilha. Na trilha vimos placas com animais e plantas nativos da região, os animais que lá habitam na maioria noturnos e por isso não vimos nenhum.

O Parque Ambiental dos Sábias é um local de preservação ambiental, com vegetação nativa e plantas exóticas, com o ar puro sem nenhuma poluição, o parque é um local sustentável e de aprendizagem. O que se aprende lá são espécies de plantas, animais e insetos, também incentivam a reciclagem.

O parque também tem um viveiro onde oferecem mudas de árvores frutíferas e não frutíferas. Estas são doadas as pessoas para levarem a suas casas e replantarem com o objetivo de que árvores raras possam sair de perigo.


Agradecemos a todos que nos receberam, nessa visita de estudo ao Parque Ambiental dos Sabiás - Horto Florestal.

Texto escrito por: Nicole Teixeira Vieira  (aluna do NAAH/S, 11 anos)




terça-feira, junho 23, 2015

PALESTRA SOBRE ASTRONOMIA


Relatos da visita ao centro automotivo do SENAI em 27 de maio de 2015


      No dia 27 de maio aconteceu a visita ao SENAI, onde eles nos mostraram todos os seus setores na área da automotiva desde o setor de motores até a área de pintura de carros.
Todas as oficinas apresentadas foram de muita importância, principalmente para quem tem interesse em fazer um curso técnico na área ou até mesmo a engenharia. Uma grande parte das pessoas tem seus carros, mas não tem a menor idéia de como funcionam cada componente e, quando nos é apresentado um carro desmontado e explicado a ligação que as partes tem para que os mesmos possam rodar nas estradas é realmente impressionante e nos motiva a querer saber mais. Os técnicos do SENAI, o coordenador do curso Jeferson Luis Koslovski, o instrutor Ronilson Rodrigues e a pedagoga Fernanda Mastrogiácomo nos receberam com muita satisfação, tiveram o cuidado de explicar cada uma das salas onde são estudadas estas estruturas, a organização e funcionamento das mesmas.
O primeiro setor foi visto o sistema do ar condicionado do carro e o de som.
O segundo setor foram vistos os motores dos carros a gasolina e como funciona a direção do carro.
O terceiro setor foi visto toda a transmissão do carro desde a troca de marcha a embreagem.
O quarto setor foram vistos os motores de carros a diesel e o diferencial que está em sua maioria em caminhões, ele serve para um melhor balanceamento do carro na hora de uma curva.
O quinto setor visto foi o método de pintura dos carros. E por ultimo o sexto setor, os carros já estavam prontos para estudar o funcionamento em si e não as suas partes como nas anteriores.
A visita ao centro foi importante pois pudemos ter uma breve noção sobre a mecânica dos carros e com isto pensar em como aplicá-las ao NXT, como por exemplo a transmissão de um carro e sua embreagem.
Diante do que falamos, queremos agradecer esta instituição (SENAI) que muito contribui colocando profissionais de excelência no mercado de trabalho bem como os técnicos que nos receberam de braços abertos, dispondo de seu tempo e explicando todo funcionamento deste curso.
Obrigado a todos.

Texto de: Caio Turnes Silvestri
            Bruno Bernardo









segunda-feira, junho 22, 2015

quinta-feira, junho 18, 2015

NAAH/S-SC Assessora município de Rio Negrinho

       Recebemos nos dias 17 e 18 de Junho a equipe de profissionais do Atendimento Educacional Especializado da Prefeitura de Rio Negrinho, com a demanda de orientação para implantação de Serviço na área das Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) daquele município.

Página em Atualização

Esta página está sendo atualizada. Por favor, aguarde.