Enriquecimento curricular


Sala de Ciências - Projeto SESCiências

Os alunos dos NAAH/S participaram no início do mês de novembro de atividades na Sala de Ciências do SESC.
A proposta do projeto SESCiências é permitir que os alunos possam mexer, tocar, brincar e aprender, por meio de seus próprios experimentos.











SEPEX - Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão - 2013

                Os alunos do NAAH/S visitaram a feira da SEPEX , na UFSC, no dia 24 de outubro. A SEPEX está na 13ª edição e é um dos maiores eventos de divulgação científica de Santa Catarina.












       Na SEPEX também são oferecidos minicursos abertos à comunidade, e neste ano os adolescentes do NAAH/S demonstraram interesse em participar de alguns desses minicursos:
  • Desenvolvimento de games para iniciantes;
  • Desenhando Croquis;
  • Mangá - as histórias em quadrinhos japonesas;
  • As cores e a química.

Exposição “Desdobrando a Curiosidade”


No dia 25 de setembro de 2013, Laura e Marcos,  alunos da Oficina de Origami foram juntamente com a professora Giselle Araújo ver a Exposição “Desdobrando a Curiosidade” na Casa do Teatro Grupo Armação no Centro de Florianópolis no período vespertino.



Fotografia: Marcos Eduardo


Fotografia: Marcos Eduardo

Além de apreciar as dobraduras os alunos participaram de uma oficina de origami ministrada por Albertina Fonseca, uma das responsáveis pela exposição.





Laura ensinando a dobrar da borboleta gira-gira
Além da borboleta gira-gira o grupo dobrou:  pião, tulipa, dragão, coração e uma caixinha.


Oficina de SOROBAN


          Hoje a equipe do NAAH/S-SC proporcionou a alguns alunos a aprendizagem da utilização do instrumento de cálculos SOROBAM.
                 SOROBAN é o nome dado ao ábaco japonês, que consiste em um instrumento para cálculo, originalmente chinês, e levado para o Japão em torno de 1600.
SOROBAN, para maiores informações acesse: http://www.sorobanbrasil.com.br/
         A oficina foi ministrada por profissionais do Centro de Apoio Pedagógico para Atendimento às Pessoas com Deficiência Visual - CAP - Tamara Joana Casarin, professora de química, e Givago Bottenberg, revisor braile.





Visita ao projeto Tamar


      No dia 08 de agosto de 2013 os alunos e profissionais do NAAH/S SC visitaram o Projeto Tamar.



















                 O Projeto Tamar existe desde 2005 na Barra da Lagoa em Florianópolis. Esse projeto auxilia no trabalho de conscientização, sensibilização e educação ambiental  da população sobre as tartarugas marinhas.













                  Essa tarde no Projeto Tamar foi muito prazerosa, despertando novos interesses dos alunos. 
                  Que venham novos passeios!!!

     Se quiser saber mais sobre esse projeto.



Visita ao Museu Histórico de Santa Catarina - Palácio Cruz e Sousa – Florianópolis

          No dia 19 de setembro de 2012, os alunos e profissionais do NAAH/S visitaram  o Museu histórico de Santa Catarina - Palácio Cruz e Sousa, localizado no centro de Florianópolis. 
          Durante a apresentação a turma foi mediada pela professora Elzinha que explanou com muita propriedade a história do Palácio que serviu de morada para autoridades e local de despachos do governo.
          O Palácio que tornou-se Museu Histórico recebeu o nome de "Museu Histórico - Palácio Cruz e Sousa", em homenagem a este poeta catarinense. 
       As profissionais Christiane e Márcia, propuseram uma dinâmica em que cada um recebeu um cartão contendo imagens de pormenores de elementos arquitetônicos e mobiliários, para que os identificassem e fizessem comentários. 
          Foi um momento cultural do qual todos puderam participar. 






























Visita à exposição "Cinco olhares sobre a colonização açoriana" - Núcleo de Estudos Açorianos – NEA


          No dia 21 de agosto de 2012, os alunos do NAAH/S visitaram a Exposição “Cinco olhares sobre a colonização açoriana” com obras dos artistas Elias Andrade, Hassis, Plínio Verani, Soli e Neri Andrade no espaço cultural do NEA – Núcleo de Estudos Açorianos, localizado no Campus da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, em Florianópolis.
            Nesta exposição cada artista mostra o seu olhar sobre a colonização açoriana e sua herança cultural, enfocando a chegada, o folclore, o artesanato, a pesca, a arquitetura, a religiosidade...




 










 Visita à exposição "Soixante-Dix" - Juarez Machado - Museu de Arte de Santa Catarina – MASC


         No dia 25 de Julho 2012, os alunos do NAAH/S e alguns profissionais foram visitar a exposição “Soixante-Dix”, do artista catarinense Juarez Machado, que comemora seus 70 anos de idade.
           Fomos muito bem recebidos pelos arte educadores Sérgio Prosdóscimo e Maria Helena, funcionários do MASC, que nos mediaram durante toda a visita. Primeiramente nos apresentaram a história do Museu de Arte de Santa Catarina – MASC.






        
      A exposição “Soixante-Dix” constitui-se de mais 55 obras originais e inéditas do consagrado artista Juarez Machado. A mostra é comemorativa aos 70 anos de vida do artista e marca o primeiro evento do Instituto Internacional Juarez Machado (IIJM) no Brasil.
            Nascido em 16 de março de 1941, na cidade de Joinville, Juarez Machado é um pintor diferenciado, ousado, alegre e extravagante. É um artista multimídia criador inconfundível de pinturas ricas em detalhes, gravuras, charges, cartuns em jornais, ilustrações para livros, capas de discos, cartazes, cenários, criação de jóias, projetos urbanísticos em praças públicas e figurinos para teatro e TV. O artista é internacionalmente reconhecido, com inúmeras exposições espalhadas pelo mundo. (Fonte: http://www.masc.org.br)




 

















Visita à Escola/Olaria Joaquim Antônio de Medeiros - São José

         No dia 27 de abril,os alunos do NAAH/S junto com alguns profissionais do Núcleo participaram de uma visita de enriquecimento curricular na Escola de Oleiros Joaquim Antônio de Medeiros localizado no município de São José.
         Durante a visitação fomos recebidos pela professora Mylenne que gentilmente nos contou uma breve história desta escola e também fez comentários sobre as obras expostas do Artista palhocense, Ronaldo Zacky. Também tivemos oportunidade de observar as demonstrações feitas pelos professores: Marta e Ivo, sobre o trabalho na roda de oleiro, modelagem de acabamento. Nos apresentaram as salas específicas para modelagem figurativa, utilitária, esmaltação, entre outras.
      
Confiram as fotos:


























Visita à exposição "Folclore do Litoral Catarinense"

No dia 09 de agosto, os alunos do Naah/s participaram da exposição “Folclore do Litoral Catarinense” da artista plástica e professora do Núcleo Vânia Pires Franz de Matos e Marcos Matos, artesão e luthier.
A atividade foi uma visita de enriquecimento curricular e aconteceu no Núcleo de Estudos Açorianos da Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC.

Confiram as fotos:

 


















































Barca dos Livros

No dia 13 de julho, nove alunos do NAAH/S, juntamente com a equipe, fizeram uma visita de enriquecimento curricular em um lugar mágico de leitura, a “Barca dos Livros”, na Lagoa da Conceição. A atividade fez parte da oficina de Criação Literária do NAAH/S. Na biblioteca, conheceram o acervo e participaram de um momento de contação de histórias.

Confiram as fotos:








































 



 












 




















Feira do Livro














No último dia 18, os alunos e profissionais do NAAH/S visitaram a 4ª Feira Catarinense do Livro, promovida pela Câmara Catarinense do Livro.
Lá, os alunos puderam apreciar a literatura produzida atualmente e adquirir alguns exemplares.
A atividade faz parte das Visitas de Enriquecimento Curricular propostas pelo NAAH/S e tinha por objetivo aproximar os alunos do universo dos livros e da literatura.


Laboratório de Micologia da UFSC
















No dia 02 de setembro de 2010, os alunos e professores do NAAH/S visitaram o Laboratório de Micologia do curso de Farmácia da UFSC, com o objetivo de conhecer as diferentes variações de fungos, onde se encontram e como se formam.

Os visitantes também puderam conhecer um pouco sobre os medicamentos, análises clínicas e observar que no laboratório, além dos diagnósticos, são orientados estudantes que futuramente se tornarão profissionais da área de micoses e fungos.

Os profissionais do laboratório fizeram uma amostra de fungos nas plaquetas, em tubos de ensaio e, posteriormente, no aparelho de microscópio.

Durante a visita, os alunos mostraram-se interessados fazendo vários questionamentos e demonstraram ter conhecimento e interesse sobre o assunto.

O que são micoses? São alterações na cor da pele, que podem aparecer no couro cabeludo, com transmissão interna ou externa. As partes do corpo mais propícias ao aparecimento de micoses são o pé (lesão escamativa) e a unha (unha embranquecida). O contágio se dá por meio de objetos compartilhados e animais. É um mito dizer que micose de pele se pega na praia.



Um comentário:

Página em Atualização

Esta página está sendo atualizada. Por favor, aguarde.