segunda-feira, agosto 29, 2011

Varal Literário

São José, 25/8/2011 - Os pequenos escritores do Núcleo de Atividades de Altas Habilidades e Superdotação (Naah/s), da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), integrantes da Oficina de Literatura tiveram uma tarde diferente nesta quinta-feira (25). Além de terem suas produções literárias expostas pela primeira vez, através do Varal Literário, participaram de uma conversa com o escritor e professor universitário Alcides Buss, ex-diretor da Editora da UFSC, onde ficou por 17 anos, tendo publicado 21 livros.

Foi parte dessa experiência que o poeta repassou aos alunos, contando como iniciou na literatura e falando um pouco de suas produções. Os educandos interagiram e fizeram perguntas referentes ao processo de publicação de livros e da aquisição de conhecimento, além de questões técnicas. O professor elogiou a iniciativa de divulgação das obras dos alunos, dizendo que é um caminho importante a ser seguido. “Ler muito, escrever com a orientação de um profissional e mostrar aos outros essa produção são os três primeiros passos para ser um bom escritor”, ressaltou Buss, completando que o aprimorando deve ser constante.

Edilson de Paula Júnior, 12 anos, já decidiu que pretende seguir a carreira de escritor. Ele conta que aos cinco anos escreveu sua primeira obra, o tema foi o uso dos óculos, criado porque na época ele apresentava resistência ao uso deles. A partir daí não parou mais. No Varal Literário expõe três histórias, uma de cunho histórico – nazismo, outra sobre a amizade e a última sobre a fé.

Além da parte literária, a exposição ganhou um toque especial com algumas montagens na área da robótica, que reproduziram elementos das histórias apresentadas, como dinossauro, bomba e avião, dentre outros.

Os contos, crônicas, poemas e robôs criados pelos educandos ficam expostos no Naah/s até o dia 30 de agosto, quando será realizada a reunião de pais, que pela primeira vez poderão prestigiar as produções literárias de seus filhos.

Assessoria de Imprensa FCEE

Confira algumas fotos:















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página em Atualização

Esta página está sendo atualizada. Por favor, aguarde.