Nos dias 26, 27 e 28 de novembro recebemos a professora Dra. Soraia Napoleão Freitas, da Universidade Federal de Santa Maria, que ministrou o curso "Avaliação do Aluno com Altas Habilidades". Durante o curso, tivemos a oportunidade de aprofundar conteúdos e trocar experiências sobre formas de identificação deste público.
Agradecemos a presença da professora Soraia! Seus ensinamentos foram muito importantes para nossa prática!
É o Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação de Santa Catarina criado com apoio da Secretaria de Educação Especial do MEC para, através das Secretarias da Educação de todos os Estados, atender os desafios acadêmicos e sócio-emocionais dos alunos com altas habilidades / superdotação. O principal objetivo do NAAH/S é desenvolver metodologias para identificação, atendimento e desenvolvimento desses educandos nas escolas públicas e demais sistemas educacionais.
quarta-feira, dezembro 03, 2014
NAAH/S é destaque em matéria do Portal do Professor do MEC
A edição de dezembro do Jornal do Professor, editado pela equipe do Portal do Professor, do Ministério da Educação (MEC), trouxe como tema de debate a superdotação e as experiências desenvolvidas em Núcleos de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação (NAAH/S) de todo o Brasil, com destaque para o trabalho do núcleo da FCEE, considerado um dos mais bem estruturados do País.
Além do NAAH/S da FCEE, representando o estado de Santa Catarina, também foram retratados na 107ª edição do Jornal do Professor os trabalhos desenvolvidos nos estados do Acre, do Espírito Santo e no Distrito Federal. Com freqüência quinzenal e sempre dedicado a temas da área de pedagogia e educação, o Jornal traz ainda uma entrevista especial com a presidente do Conselho Brasileiro para Superdotação (Conbrasd), Susana Graciela Pérez Barrera Pérez, que salientou a importância da identificação precoce dos alunos com altas habilidades–superdotação (AH-SD) para permitir o atendimento de qualidade e garantir o desenvolvimento do potencial e das habilidades específicas.
A edição completa do jornal está disponível para leitura no Portal do Professor, através deste link. O Portal do Professor, projeto do Ministério da Educação lançado em 2008, tem como objetivo apoiar os processos de formação dos professores brasileiros e enriquecer a sua prática pedagógica.
segunda-feira, novembro 24, 2014
Visita ao Planetário da UFSC
No dia 18 de novembro alguns alunos e professores do NAAH/S visitaram o Planetário da UFSC.
"O Planetário da UFSC é um ambiente especialmente projetado com o objetivo de simular o céu estrelado noturno e diurno em diferentes épocas do ano e locais de observação, buscando a maior semelhança possível com a realidade. A sala de projeção onde são realizadas as chamadas “sessões de planetário”, é constituída por um auditório circular, com capacidade para 38 pessoas, coberto por uma cúpula que serve para projetar a programação por meio do projetor digital DIGISTAR 3.Com o objetivo principal de ensinar e difundir a Astronomia projeta além do céu estrelado, imagens astronômicas em geral que, associadas a uma sonorização adequada, promovem inúmeros efeitos especiais. Pode-se assistir em questão de segundos a movimentos celestes que, no universo, levam séculos para se completar." Fonte: http://planetario.ufsc.br/observatorio-e-brinquedos/Vitor Emanuel tirando dúvidas |
O vídeo assistido no planetário foi exibido no Projetor Digital Digistar 3 SPII |
O aluno Vitor Emanuel da oficina de Atividades Exploratórias junto a equipe do Planetário Max e Vanessa. |
quinta-feira, outubro 23, 2014
terça-feira, outubro 21, 2014
III Mostra do NAAH/S é matéria no Jornal Notícias do Dia
O Jornal Notícias do Dia noticiou hoje a III Mostra do NAAH/S, que acontecerá amanhã e quinta-feira. Nosso evento será um sucesso!!! Contamos com a participação de todos!
sexta-feira, outubro 10, 2014
III Mostra do NAAH/S de Santa Catarina
É com grande satisfação que realizamos a
III Mostra do NAAH/S
onde nossos alunos apresentarão os projetos que desenvolveram no Núcleo ao longo deste ano.
Contamos com sua presença na abertura, que acontecerá no dia 22 de outubro, a partir das 9h. Estão previstas apresentações especiais de incentivo ao talento.
Compareça e prestigie o Evento!!!
quarta-feira, outubro 01, 2014
Alunos do NAAH/S participam da Olimpíada de Robótica
Os alunos Bruno, Caio, Christian, Giulia e Jander, da Oficina de Robótica, participaram da fase regional da Olimpíada de Robótica, que aconteceu no dia 23 de agosto, em Criciúma.
A equipe trabalhou muito na construção de um robô, que tinha como missão andar em uma arena com alguns obstáculos e "resgatar" um objeto.
A experiência foi muito gratificante! Foi o inicio de uma preparação para futuras competições na área da robótica!
A equipe trabalhou muito na construção de um robô, que tinha como missão andar em uma arena com alguns obstáculos e "resgatar" um objeto.
A experiência foi muito gratificante! Foi o inicio de uma preparação para futuras competições na área da robótica!
Equipe de Robótica do NAAH/S junto com a Professora Sirlei |
A Equipe junto com a Coordenadora Andréia e a professora Sirlei, no IFSC de Criciúma |
Arena da competição |
Robô criado pelos alunos |
trabalho duro... |
Testando o robô na arena construída pela FCEE |
quinta-feira, setembro 25, 2014
Palestra no Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC - Campus Florianópolis
Alunos com altas habilidades ainda são “invisíveis”
- Publicado em Quarta, 24 Setembro 2014 13:51
Uma das atividades do 13º Didascálico – Mostra de Arte e Cultura do IFSC foi a palestra sobre Altas Habilidades/Superdotação, realizada nesta terça-feira, dia 23, no Auditório do Câmpus Florianópolis, com a equipe do Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação da Fundação Catarinense de Educação Especial (NAAH/S).
O objetivo foi conversar com professores e alunos no sentido de desmistificar o universo das altas habilidades e superdotação. Segundo a psicóloga do NAAH/S, Andréia Panchiniak, pessoas com alta habilidades são aquelas que apresentam um desempenho acima da média em alguma área do conhecimento, como matemática, artes, escrita, acadêmica, entre outras, ou em várias áreas ao mesmo tempo. Porém, muitos desses talentos passam despercebidos, ainda são “invisíveis” no ambiente escolar.
Atualmente, a Organização Mundial da Saúde estima que 3,5% a 5% da população em geral seja de superdotados. Alguns autores, no entanto, apontam que 15% a 20% da população apresenta alguma habilidade acima da média. Identificar esses alunos é um desafio, segundo Adréia, por vários motivos: um deles é a tendência que o sistema escolar tem de “nivelar” os alunos. “Aqueles que têm dificuldades são estimulados, e aqueles que aprendem mais rápido têm que esperar, são desestimulados”, afirma. Algumas vezes, o superdotado apresenta um comportamento rebelde, rivaliza com o professor, é desmotivado, hiperativo ou tem dificuldade em fazer amizades com colegas da mesma idade, o que faz com que seja identificado como “problemático”. Outra dificuldade diz respeito a questões culturais, como a diferença entre alunos e alunas. Atualmente, o NAAH/S atende 60 alunos, sendo 45 meninos e 15 meninas. Segundo Andréia, isso não significa que haja menos meninas superdotadas, mas que há menos atenção às habilidades delas.
Segundo Andréia, não há relação direta entre a superdotação e o sucesso profissional futuro do aluno, mas ele precisa ser estimulado e incentivado a desenvolver todo o seu potencial. Assim como os alunos com dificuldade de aprendizagem, também sofrem preconceito e incompreensão. Desde a década de 70, há legislação que prevê o atendimento a alunos superdotados, no âmbito da educação especial, porém, são poucas escolas que estão preparadas para receber esses alunos. Para a psicóloga, a sala de aula é o melhor lugar para identificar esses indivíduos, pois o professor poderá comparar o desempenho dele com o dos colegas.
Segundo Andréia, o IFSC é um bom exemplo de escola que promove o desenvolvimento de pessoas com altas habilidades/superdotação, pois a instituição incentiva o desenvolvimento das habilidades dos alunos e a busca pela excelência. “Muitos alunos nossos do NAAH/S acabam procurando o IFSC”, completa. Processo seletivo de ingresso e atração de estudantes de escola pública acabam atraindo esses estudantes. Ela cita as Olimpíadas do Conhecimento, como estratégia comprovada de identificação de jovens talentosos.
O que é o NAAH/S
O Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação da Fundação Catarinense de Educação Especial (NAAH/S) foi instituído por lei e tem como finalidade dar apoio a escolas, professores e pais de alunos com superdotação/altas habilidades. Também faz o diagnóstico dos estudantes e promove oficinas, como matemática, artes, produção textual, robótica, entre outros. O atendimento é voltado preferencialmente à escola pública e muitos ex-alunos do NAAH/S já ingressaram no IFSC.
O objetivo foi conversar com professores e alunos no sentido de desmistificar o universo das altas habilidades e superdotação. Segundo a psicóloga do NAAH/S, Andréia Panchiniak, pessoas com alta habilidades são aquelas que apresentam um desempenho acima da média em alguma área do conhecimento, como matemática, artes, escrita, acadêmica, entre outras, ou em várias áreas ao mesmo tempo. Porém, muitos desses talentos passam despercebidos, ainda são “invisíveis” no ambiente escolar.
Atualmente, a Organização Mundial da Saúde estima que 3,5% a 5% da população em geral seja de superdotados. Alguns autores, no entanto, apontam que 15% a 20% da população apresenta alguma habilidade acima da média. Identificar esses alunos é um desafio, segundo Adréia, por vários motivos: um deles é a tendência que o sistema escolar tem de “nivelar” os alunos. “Aqueles que têm dificuldades são estimulados, e aqueles que aprendem mais rápido têm que esperar, são desestimulados”, afirma. Algumas vezes, o superdotado apresenta um comportamento rebelde, rivaliza com o professor, é desmotivado, hiperativo ou tem dificuldade em fazer amizades com colegas da mesma idade, o que faz com que seja identificado como “problemático”. Outra dificuldade diz respeito a questões culturais, como a diferença entre alunos e alunas. Atualmente, o NAAH/S atende 60 alunos, sendo 45 meninos e 15 meninas. Segundo Andréia, isso não significa que haja menos meninas superdotadas, mas que há menos atenção às habilidades delas.
Segundo Andréia, não há relação direta entre a superdotação e o sucesso profissional futuro do aluno, mas ele precisa ser estimulado e incentivado a desenvolver todo o seu potencial. Assim como os alunos com dificuldade de aprendizagem, também sofrem preconceito e incompreensão. Desde a década de 70, há legislação que prevê o atendimento a alunos superdotados, no âmbito da educação especial, porém, são poucas escolas que estão preparadas para receber esses alunos. Para a psicóloga, a sala de aula é o melhor lugar para identificar esses indivíduos, pois o professor poderá comparar o desempenho dele com o dos colegas.
Segundo Andréia, o IFSC é um bom exemplo de escola que promove o desenvolvimento de pessoas com altas habilidades/superdotação, pois a instituição incentiva o desenvolvimento das habilidades dos alunos e a busca pela excelência. “Muitos alunos nossos do NAAH/S acabam procurando o IFSC”, completa. Processo seletivo de ingresso e atração de estudantes de escola pública acabam atraindo esses estudantes. Ela cita as Olimpíadas do Conhecimento, como estratégia comprovada de identificação de jovens talentosos.
O que é o NAAH/S
O Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação da Fundação Catarinense de Educação Especial (NAAH/S) foi instituído por lei e tem como finalidade dar apoio a escolas, professores e pais de alunos com superdotação/altas habilidades. Também faz o diagnóstico dos estudantes e promove oficinas, como matemática, artes, produção textual, robótica, entre outros. O atendimento é voltado preferencialmente à escola pública e muitos ex-alunos do NAAH/S já ingressaram no IFSC.
terça-feira, setembro 23, 2014
Participação do NAAH/S no 13º Didascálico - Mostra de Arte e Cultura do IFSC
O NAAH/S em parceria com o IFSC - Campus Florianópolis participou da Intervenção Artística com origamis para o 13º Didascálico, que ocorre entre os dias 22 a 26 de setembro.
A parceria entre as instituições foi iniciada a partir do projeto de extensão intitulado "Vida em Dobra" que envolve a aluna Bárbara Jordão que é aluna de ambas instituições.
Alguns alunos do Núcleo receberam kits para dobrar. Os kits tinham 20 papéis com a opção de diagramas de catavento, shuriken (estrela ninja), roda gigante, electra e sonobe. Os kits dobrados eram entregues no IFSC para a montagem da exposição.
Alunos que contribuíram neste projeto:
Alexsander Rodrigo Vieira de Oliveira
Ana Beatriz Vieira Anselmo
Bianca Voigt de Rezende
Gabriel Antônio Pires de Matos
Lucas Iuki Imamura
Milena Dominico
Vinícius dos Santos Felipe
sexta-feira, agosto 08, 2014
Escola do Mar - São José
No dia 6 de agosto os alunos do NAAHS estiveram a bordo do barco da Escola do Mar para ter uma aula de Educação Ambiental.
Orientações iniciais e a exibição de um vídeo sobre meio ambiente com a professora de biologia Rita |
Exposição do ecossistema litorâneo regional |
Os alunos interagiram com brinquedos e objetos feitos com material reciclado |
A participação do NAAH/S no "projeto barco escola" da Escola do Mar superou nossas expectativas, possibilitou maior conhecimento dos aspectos históricos, geográficos, sócio-culturais, ecológicos e econômicos da nossa região.
Visitas como esta, de Enriquecimento Curricular, proporcionam aos alunos maior interação entre si e com os profissionais do Núcleo.
Assinar:
Postagens (Atom)
Página em Atualização
Esta página está sendo atualizada. Por favor, aguarde.
-
São José, 25/8/2011 - Os pequenos escritores do Núcleo de Atividades de Altas Habilidades e Superdotação (Naah/s), da Fundação Catarinense ...
-
Conceito Tecnológico: Manivela Você sabe o que é Manivela e para que serve? Manivela é uma espécie de alavanca presa a um eixo. A manivela t...