terça-feira, novembro 29, 2011

Cobertura da 2ª Mostra de Atividades do Núcleo de Altas Habilidades/Superdotação


























Repórter: Renan C. da Rocha e Lucas M. Gerardi
Fotógrafos: Lucas M. Gerardi e Karoline Abreu
Edição: Karoline Abreu
Revisão e Publicação: Marilyn Mafra Klamt (Professora)

Nos dias 28 e 29 de novembro de 2011, aconteceu a 2ª Mostra de Atividades do Núcleo de Altas Habilidades/Superdotação.
Esta mostra contou com a presença dos alunos, profissionais do NAAH/S, pais e convidados e foram expostos trabalhos de Robótica Educacional, Criação Literária, Artes, Origami, bem como atividades extensivas (LEMAT, SC Games, Xadrez, Vôlei, Judô etc.).

O aluno Thales Lohn, de 13 anos, apresentou o projeto do Teleférico no estande da Robótica.














A professora Sirlei Ignácio contou sobre os projetos desenvolvidos, conforme os níveis das maletas.














Coração - NXT da lego educacional: objetivou demonstrar os batimentos diferenciados entre pessoas (de bebê a idoso)














Moedor de Cana e Xícara Maluca: um projeto executado pelos alunos menores que trabalhou com conceitos de engrenagens e eixos.














Lucas Pierri sempre gostou de aviões e há três anos começou a frequentar um curso de iniciação aeronáutica.














Vânia Franz, professora de artes, diz como surgiu o novo projeto desenvolvido pelos alunos. “O título Cal na Parede é um trocadilho com o termo Cow Parade, que intitula um projeto itinerante que ocorre em todo o mundo e, atualmente, a edição desde projeto está ocorrendo em algumas cidades catarinenses. A temática preponderante na exposição é inspirada na cultura de base açoriana e um dos hábitos acabamento (pintura) das casas era a pintura com a cal. Resolvemos usar essa sonoridade da palavra cal, que é semelhante à palavra estrangeira cow. Essa tradução artística é representada na parede. Enfim, é a concretização dos projetos artísticos enviados pelo NAAH/S ao Cow Parade". Através dessa iniciativa, os alunos puderam efetivar as suas ideias por meio de linguagens plásticas.














No estande da literatura, Karoline Abreu fala sobre o livro que os alunos pretendem publicar no próximo ano Vozes do NAAH/S. “É um livro de contos, crônicas e poemas feitos pelos alunos durante o ano”, afirma.

















Lucas Michelute diz como surgiu seu interesse pela leitura. “Foi a partir de livros infantis e, com o tempo, comecei a ler livros mais complexos e com vocabulário mais ampliado. Meu interesse atualmente é por livros de cavalaria, principalmente do autor Bernard Cornwell”.













Bárbara Jordão, do Origami, diz que seu interesse surgiu na oficina oferecida pelo NAAH/S, produzindo Tsurus e depois partiu para peças mais difíceis. Os temas dos trabalhos são flores e decoração natalina.














Victor Milezzi aprendeu a jogar Xadrez com seu tio aos cinco anos. Em 2008, teve a oportunidade de fazer uma oficina no NAAH/S, quando foi convidado por seu treinador Marcelo Pomar a participar do Clube de Xadrez de Florianópolis. Desde então, já conquistou sete medalhas - sendo 6 individuais e 1 por equipe – e 1 troféu de 3º lugar cadete absoluto sub 16.

segunda-feira, outubro 17, 2011

10a Sepex - Semana de Pesquisa e Extensão










Um dos objetivos do NAAH/S é oportunizar aos seus alunos atividades extensivas para que possam ter acesso a novos espaços educativos e culturais.
Entre os dias 19 e 21 de outubro, os alunos visitarão e apresentarão trabalhos na 10a Sepex - Semana de Pesquisa e Extensão.

A Sepex
"A Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Santa Catarina é hoje o maior evento de divulgação cintifica do estado de Santa Catarina.
Desde 2000 o evento reúne vários trabalhos desenvolvidos na UFSC em torno de uma mostra científica, gratuita e aberta ao público. São apresentados mais de 200 estandes com atrações científicas que envolvem áreas temáticas como comunicação, cultura, educação, tecnologia, meio-ambiente, trabalho, direitos-humanos, saúde. Visitam o pavilhão da SEPEX mais de 50 mil pessoas.
Ocorrem também minicursos abertos à comunidade, com mais de 6 mil vagas para os mais variados temas, com minicursos ministrados por professores, técnio-administrativos e alunos.
Desde 2009 a SEPEX ocorre na terceira semana de outubro, simultaneamente à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida pelo Minstário de Ciência e Tecnologia (McT)."

Fonte: http://sepex.ufsc.br/o-que-e-a-sepex/

terça-feira, outubro 04, 2011

Trabalhos em Paper Craft









Paper craft – com essa técnica , visamos a experimentação envolvendo papel, cola e tesoura, pois são materiais de acesso fácil a todos e podem ser trabalhados também em casa, caso desejem. Os modelos para a escolha são extraídos dos modelos oferecidos por um site de paper craft. Partindo da escolha dos alunos, os modelos foram feitos em cópias coloridas.nosso objetivo é estimular, orientar e auxiliar no aprimoramento das habilidades apresentadas.o desenvolvimento de projetos e o fazer artístico fornecem dados para reforçar ou não os indicativos de super dotação.Participaram dessa atividade ,os seguintes alunos. Bárbara, Paulo, Herick, Patrick, André Luis.







Preparativos para a Mostra do NAAH/S



Os alunos de Literatura já estão produzindo seus trabalhos para a mostra desse ano, prevista para o mês de novembro.

Citamos alguns deles:



- 13 Dias de Morte, uma coletânea de treze contos de terror - Edilson Júnior e Renan Colzani;
- A Flor da Vida – Edilson Júnior;
- Crônicas de Verão - Karoline Abreu
- Contos - Karoline Abreu, Lucas Michelute e Patrick Rodrigues;

Além disso, os alunos irão apresentar a sua releitura do livro O Menino Maluquinho, de Ziraldo:
- A Menina Educadinha (Karoline Abreu);
- O Menino Emozinho (Patrick Rodrigues);
- O Menino Moderninho (Renan Colzani);
- O Menino Nerdzinho (Edilson Júnior).

segunda-feira, agosto 29, 2011

Oficina de Origami

No mês de setembro, oportunizaremos aos nossos alunos uma Oficina de Origami.
Origami é a arte japonesa de dobrar papel, formando figuras, a qual a estimula a concentração, memória, coordenação motora, senso de organização e criatividade.

Datas: 02,09,16 e 23 de setembro (sextas-feiras)
Carga horária: 16h com certificação
Horário: no período em que o aluno (a) frequenta o NAAH/S
Local: Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/ Superdotação - NAAH/S

Equipe Técnica do Naah/s

Varal Literário

São José, 25/8/2011 - Os pequenos escritores do Núcleo de Atividades de Altas Habilidades e Superdotação (Naah/s), da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), integrantes da Oficina de Literatura tiveram uma tarde diferente nesta quinta-feira (25). Além de terem suas produções literárias expostas pela primeira vez, através do Varal Literário, participaram de uma conversa com o escritor e professor universitário Alcides Buss, ex-diretor da Editora da UFSC, onde ficou por 17 anos, tendo publicado 21 livros.

Foi parte dessa experiência que o poeta repassou aos alunos, contando como iniciou na literatura e falando um pouco de suas produções. Os educandos interagiram e fizeram perguntas referentes ao processo de publicação de livros e da aquisição de conhecimento, além de questões técnicas. O professor elogiou a iniciativa de divulgação das obras dos alunos, dizendo que é um caminho importante a ser seguido. “Ler muito, escrever com a orientação de um profissional e mostrar aos outros essa produção são os três primeiros passos para ser um bom escritor”, ressaltou Buss, completando que o aprimorando deve ser constante.

Edilson de Paula Júnior, 12 anos, já decidiu que pretende seguir a carreira de escritor. Ele conta que aos cinco anos escreveu sua primeira obra, o tema foi o uso dos óculos, criado porque na época ele apresentava resistência ao uso deles. A partir daí não parou mais. No Varal Literário expõe três histórias, uma de cunho histórico – nazismo, outra sobre a amizade e a última sobre a fé.

Além da parte literária, a exposição ganhou um toque especial com algumas montagens na área da robótica, que reproduziram elementos das histórias apresentadas, como dinossauro, bomba e avião, dentre outros.

Os contos, crônicas, poemas e robôs criados pelos educandos ficam expostos no Naah/s até o dia 30 de agosto, quando será realizada a reunião de pais, que pela primeira vez poderão prestigiar as produções literárias de seus filhos.

Assessoria de Imprensa FCEE

Confira algumas fotos:















quarta-feira, agosto 17, 2011

Varal Literário

Essa imagem foi criada por nosso aluno Renan Colzani da Rocha.


De 25 a 30 de agosto, os alunos do Naah/s farão uma exposição dos seus trabalhos de Literatura. Dentre as produções, estão contos, crônicas e poemas.
Paralelamente, serão mostradas algumas montagens na área da Robótica, que ilustram elementos contidos nos textos literários, como dinossauro, bomba, avião etc.
O evento acontecerá na sede do Naah/s, localizada na Fundação Catarinense de Educação Especial.
Na abertura do evento, dia 25, o escritor Alcides Buss foi convidado a fazer uma conversa com os alunos às 15h.
No encerramento, dia 30, haverá a reunião de pais, em que os mesmos também poderão aproveitar a oportunidade para prestigiar os textos de seus filhos.

quarta-feira, agosto 10, 2011

Visita à exposição "Folclore do Litoral Catarinense"

No dia 09 de agosto, os alunos do Naah/s participaram da exposição “Folclore do Litoral Catarinense” da artista plástica e professora do Núcleo Vânia Pires Franz de Matos e Marcos Matos, artesão e luthier.
A atividade foi uma visita de enriquecimento curricular e aconteceu no Núcleo de Estudos Açorianos da Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC.

Confiram as fotos:

segunda-feira, agosto 01, 2011

Alunos do Naahs visitam a Barca de Livros

No dia 13 de julho, nove alunos do NAAH/S, juntamente com a equipe, fizeram uma visita de enriquecimento curricular em um lugar mágico de leitura, a “Barca dos Livros”, na Lagoa da Conceição. A atividade fez parte da oficina de Criação Literária do NAAH/S. Na biblioteca, conheceram o acervo e participaram de um momento de contação de histórias.

Confiram as fotos:



quarta-feira, maio 25, 2011

Visita à Feira do Livro

No último dia 18, os alunos e profissionais do NAAH/S visitaram a 4ª Feira Catarinense do Livro, promovida pela Câmara Catarinense do Livro.
Lá, os alunos puderam apreciar a literatura produzida atualmente e adquirir alguns exemplares.


A atividade faz parte das Visitas de Enriquecimento Curricular propostas pelo NAAH/S e tinha por objetivo aproximar os alunos do universo dos livros e da literatura.




Obs.: Esta foto foi tirada na ônibus de ida a Feira. Infelizmente, as fotos tiradas na Feira não puderam ser aproveitadas.

quarta-feira, maio 18, 2011

Feira do Livro

No último dia 18, os alunos e profissionais do NAAH/S visitaram a 4ª Feira Catarinense do Livro, promovida pela Câmara Catarinense do Livro.

Lá, os alunos puderam apreciar a literatura produzida atualmente e adquirir alguns exemplares.

A atividade faz parte das Visitas de Enriquecimento Curricular propostas pelo NAAH/S e tinha por objetivo aproximar os alunos do universo dos livros e da literatura.

Página em Atualização

Esta página está sendo atualizada. Por favor, aguarde.