quarta-feira, outubro 14, 2009

Monjolo de LEGO

Conceito Tecnológico: Plano inclinado

Iniciamos a aula conhecendo o conceito tecnológico plano inclinado.
O plano inclinado é uma superfície plana, oblíqua (menor que 90 graus) em relação à horizontal. O plano inclinado permite que a força aplicada para levantar um peso seja menor, mas o trabalho realizado é o mesmo, pois temos uma força menor com uma distância maior.
Ex:. Rampa – A rampa é o exemplo clássico do plano inclinado, pois sem ela, teríamos que deslocar objetos verticalmente, como para colocar suas coisas em um caminhão de mudança, por exemplo, para o qual que seria necessário usar uma força maior do que a usada em uma rampa.
A montagem do monjolo é o objetivo desta aula, tendo como conceito técnológico evidente o plano inclinado.
Quando o ser humano descobriu que precisava guardar parte do alimento que plantava, percebeu que certos alimentos , que endureciam com o tempo, podiam ser reaproveitados se fossem triturados , como o milho por exemplo.
Com o tempo, o homem observou que a queda d’agua podia mover galhos colocados em um ponto de apoio, como se fosse uma alavanca. Dessa forma, notou que à medida que o recipiente se enchia, o monjolo baixava, mas logo, ao se esvaziar, subia novamente. O pilão subia e descia , batendo nos grãos até triturá-los.
A aula foi um maravilhosa! A resolução problema foi testar o mecanismo no pátio, utilizando uma jarra com água para encher o copinho.



Aluno: Paulo Appelt
Professora: Alixandra Anita Isoton

Nenhum comentário:

Postar um comentário