sexta-feira, novembro 22, 2013

Capacitação: "Compreendendo a Altas Habilidades/Superdotação: Da teoria a prática III"



Nos dias 11 a 13 de novembro o NAAH/S - FCEE ofereceu uma capacitação para profissionais das Secretarias de Educação dos municípios de: São José, Biguaçu, Palhoça, Santo Amaro e Antônio Carlos.
Esta foi a terceira capacitação ofertada para profissionais da rede pública,  intitulada "Compreendendo a Altas Habilidades/Superdotação: Da teoria a prática." 


A capacitação envolveu técnicos e professores do NAAH/S






Essa capacitação proporcionou uma troca positiva com os profissionais da educação, possibilitando encaminhamentos para que mais ações direcionadas os alunos com indicadores de altas habilidades sejam efetivadas.






terça-feira, novembro 19, 2013

Profissionais do NAAH/S ministram oficina de identificação de sujeitos com altas habilidades/superdotação


Educação

23/09/2013

Parfor: oficina ajuda a identificar 'superdotados'

Atividade foi realizada pela coordenação do curso de Educação Especial do Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica (Parfor) da Unisul
Alunos e professores do curso de Educação Especial do Parfor Unisul, das Unidades de Tubarão e Araranguá, participaram de oficina de identificação de sujeitos com altas habilidades/superdotação. A atividade aconteceu no dia 14/9, em Tubarão, e foi ministrada pela Coordenadora Andreia Alves Panchiniak e pela pedagoga Liliam Guimarães Barcelos, do Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/ Superdotação do Estado de Santa Catarina (NAAH/S), que integra a Fundação Catarinense de Educação Especial.
O objetivo da oficina foi preparar os acadêmicos para que, no exercício da profissão, possam identificar e fazer os encaminhamentos necessários aos sujeitos que possuem algumas habilidades e talentos que os diferenciam dos demais, levando-os a compreender, canalizar e desenvolver cada vez mais seu potencial.
"Nessa área, há poucos estudos e pesquisas, uma vez que, em nossa cultura, aluno que ‘aprende muito bem’ não é considerado em sua singularidade. Além de nos inquietarmos com o assunto, ainda fomos desafiados a realizar pesquisas e diagnósticos para identificar estudantes com altas Habilidades/Superdotação em nossa região", destaca a coordenadora do curso de Educação Especial, professora Mariléia Mendes Goulart.
Ainda durante a atividade, os participantes puderam entender como funciona o NAAH/S e como articular com estes profissionais a instalação de novos núcleos a fim de atender os educadores da região.

quinta-feira, novembro 07, 2013

Solenidade de premiação do I Concurso de Desenhos do NAAH/S

dsc01015 O concurso teve como objetivo incentivar e destacar as habilidades de alunos da rede estadual de ensino de Séries Finais (6º ao 9º ano) e Ensino Médio da 18ª SDR (Grande Florianópolis). Os participantes concorreram em duas categorias: séries finais (6º ao 9º ano) e ensino médio.
“O concurso foi um grande desafio para o Naah/s, mas nós contamos com muitos parceiros dentro e fora da Fundação que auxiliaram para que tudo isso fosse possível. Parceria principalmente das escolas e dos alunos que se empenharam em participar”, destacou Andréia Panchiniak, coordenadora do Núcleo. “Podemos dizer, sim, que temos talentos na escola pública. Agradecemos muito a todos que acreditaram nessa proposta. Daqui, muitos outros eventos se desdobrarão”, complementou.

A equipe do Núcleo ressalta que concursos, torneios e olimpíadas são metodologias importantes e comprovadamente eficientes para oportunizar que os talentosos apresentem suas habilidades, para que estas sejam descobertas e bem aproveitadas, já que o conhecimento é uma das maiores riquezas de um país.

dsc01007
dsc01043
dsc01046
dsc01013
dsc01011
dsc01008
dsc01015
dsc01010
p1140109
p1140111
p1140125
p1140121
dsc01051
dsc01055

Entenda como aconteceu o concurso
 

Para se inscreverem, os estudantes precisavam entrar no blog do Naah/s, ler atentamente o regulamento, preencher e imprimir a ficha de inscrição e anexá-la ao desenho produzido de acordo com o tema proposto: "Inclusão social: o que você tem a ver com isso?".

Após esses passos, os estudantes deveriam entregar o material ao responsável pelo concurso em sua escola para que seja enviado, junto aos de outros alunos, à FCEE. Nesta primeira etapa, foram recebidas 1.875 inscrições, o que surpreendeu a equipe do Naah/s. “É um ótimo número, tendo em vista que este é o primeiro ano do concurso. Ficamos muito felizes”, comemora a coordenadora do Núcleo, Andréia Panchiniak.

Após as inscrições e o recebimento dos desenhos, aconteceu a de pré-seleção do material pelo Naah/s, na qual foram selecionados os melhores 30 de cada categoria para serem votados por meio do blog do Naah/s.

Por fim, a escolha dos três primeiros lugares de cada categoria foi realizada por uma Comissão de Avaliação formada por um grupo de doze pessoas, entre artistas e/ou arte educadores e profissionais da área da cultura e educação. Foram eles: Albertina Prates, Virgínia Yunes, Beta Monfroni, Plínio Verani, Lygia Helena Roussenq Neves, Luiz Ekke Moukarzel, Maria das Graças Machado Moukarzel, Vânia Pires Franz de Matos, Geraldo Mazzi, Cléa Espíndola, Natasha Bergamaschi, Claudenir Fernandes e Marcel Ruiz Forns.
Professora de Artes destaca a importância de concursos como este para estimular os talentos

A professora de Artes do Naah/s ressaltou os objetivos da equipe com a realização do concurso. “Nós do Naah/s utilizamos muitas estratégias que nos auxiliam na identificação dos alunos com indicadores de altas habilidades/superdotação. O concurso, especialmente pela visibilidade que ele dá a esses alunos, vem ao encontro das nossas propostas, como uma ferramenta para nos ajudar a destacar talentos que estão nas escolas, além de divulgar o nosso trabalho”, explica Vânia Pires Franz de Matos.

Vânia destaca a importância de iniciativas como esta para estimular alunos criativos a mostrarem suas habilidades. “A inteligência criativa produtiva é menos evidenciada nas escolas de um modo geral, em comparação à inteligência acadêmica. Nossa intenção foi dar a oportunidade de esses alunos criativos mostrarem seus talentos, se expressarem através da arte".
Segundo a professora, a experiência e os dados obtidos nesse concurso servirão de subsídio para outros projetos e pesquisas do Naah/s, sempre com o objetivo de fomentar a descoberta e o desenvolvimento dos talentos no estado.
O 1º Concurso de Desenhos do NAAH/S contou com a parceria da Secretaria de Estado da Educação, apoio da Livrarias Catarinense, Fundação Nova Vida e Chaordic.

Fonte: www.fcee.sc.gov.br

terça-feira, novembro 05, 2013

Profissionais do NAAH/S ministram oficina no III Semeia em Tubarão - SC

Postado em 2013-10-23 17:37:39 

Os desafios de lidar com estudantes acima da média

Oficina ministrada no III Semeia chamou a atenção para o ensino de crianças superdotadas e a necessidade de que os professores as identifiquem e as atendam de modo especial ministraram oficina sobre altas habilidades no III Semeia, em Tubarão

Tubarão (SC)

A superdotação é um assunto cercado de mitos. Um deles, o de que os alunos que têm altas habilidades não precisam de atendimento especial dos professores, talvez seja o que mais prejudique as crianças que estão acima da média. Para combater este equívoco e uma série de outros, Liliam Barcelos e Vânia Franz ministraram oficina no III Seminário de Educação Inclusiva e Acessibilidade (Semeia) na tarde desta terça-feira (22/10), na Unisul de Tubarão.

“As pessoas têm o entendimento errôneo de que essa criança, por possuir altas habilidades, não precisa de ajuda”, observa Vânia Franz. Ela e Liliam atuam no Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação (NAAH/S) da Fundação Catarinense de Educação Especial, localizado em Florianópolis, que trabalha na identificação e acompanhamento de crianças superdotadas. Criado em 2006, ele é o único órgão capacitado para trabalhar com alunos que têm altas habilidades no estado.

Para a pedagoga Liliam Barcelos, a falta de capacitação e até mesmo o desconhecimento dos professores sobre o assunto é um dos problemas centrais que envolvem a superdotação. “Os educadores precisam de formação mais especializada para poder identificar os alunos superdotados e poder estimular a característica que se destaca neles”, defende Liliam. Do contrário, o potencial dos superdotados é “adormecido”, frente ao nivelamento imposto nas escolas. “Isso é uma perda para a criança e para a sociedade”, diz.

O atendimento especial é necessário porque as crianças superdotadas, por aprenderem muito mais rápido que os colegas de classe, ficam rapidamente entediadas e, às vezes, acabam discriminadas por outros alunos, explica Vânia Franz, trazendo à tona outro lado da questão. “Há casos de crianças que desenvolvem depressão e outros transtornos psicológicos. Elas não se sentem compreendidas e não se situam na sala de aula”, complementa a professora.

O trabalho de divulgação com os professores realizado pelo Núcleo contribui para melhorar a situação, mas não a resolve. “Nós não damos conta de atender a todo o estado”, argumenta Liliam, para quem a implantação de planos de atendimento nos municípios para essas crianças seria uma ação importante. “O que acontece hoje é que nós fazemos a identificação, só que as cidades não conseguem fazer o acompanhamento desses alunos”.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), 3 a 5% da população mundial é superdotada. Para Vânia, a educação especial tem a função importante de fazer com que o potencial dessas pessoas seja valorizado. “As grandes contribuições para a sociedade são atribuídas aos criativos, e não aos acadêmicos”, observa Vânia.

TEXTO: ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃOFOTO: DIVULGAÇÃOFonte: www.jinews.com.br/home/ver.php?id=219718

sexta-feira, novembro 01, 2013

EEB Nereu Ramos entrega prêmios do I Concurso de Desenho do NAAH/S em evento na escola

Escola Nereu Ramos realiza a XVI Semana da Literatura e lançamento de livro de poesias

Por Beatriz Menezes dos Santos   
Sex, 01 de Novembro de 2013 09:49
Vitria pequenoA EEB Nereu Ramos, de Santo Amaro da Imperatriz, realiza nesta sexta-feira, 1º de novembro, às 19 horas, na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, a XVI Semana da Literatura (28/10 a 04/11), reunindo professores, alunos e pais, para o lançamento do Livro Suspiros Poéticos III.
De acordo com o diretor, José Vanderlinde, o livro é uma coletânea de poemas escritos pelos alunos do Ensino Médio, com o objetivo de socializar os trabalhos desenvolvidos ao longo do ano letivo. A coordenação ficou a cargo dos professores de Língua Portuguesa, Literatura e Língua Inglesa. “Essa experiência se transforma em novos conhecimentos, considerando que estes também se dão por meio de interação”, ressalta.
Durante o encontro haverá ainda a entrega da premiação aos alunos participantes e ganhadores de medalhas no Concurso de Desenho, da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) com o tema: Inclusão: O que eu tenho a ver com isso.
Neste concurso, a Nereu Ramos se destacou pelo número de alunos premiados. “De 44 premiações, ficamos com 10 medalhas e os primeiros lugares, informa Vanderlinde”. Na categoria desenho do Ensino Médio, as alunas Vitória Beatriz de Souza Ernest e Walleria Acunha Petuco ficaram com o 1º e 2º lugares, respectivamente.
Segundo os coordenadores da XVI Semana da Literatura, cabe à escola facultar ao aluno a vivência com textos de variados gêneros a fim de que ele compreenda as diferentes configurações das interações humanas nas diferentes esferas sociais.
Dentre as temáticas desenvolvidas, estão os contos de Edgar Allan Poe; Romantismo: ultrarromantismo, poema e prosa gótica; Folclore: lendas brasileiras; Literatura moderna e contemporânea; Produção de textos; Recital de poemas, além, da a produção do livro: Suspiros Poéticos III.

Fonte: http://www.sed.sc.gov.br/secretaria/noticias/5267-escola-nereu-ramos-realiza-a-xvi-semana-da-literatura-e-lancamento-de-livro-de-poesias

Página em Atualização

Esta página está sendo atualizada. Por favor, aguarde.