quinta-feira, novembro 07, 2013

Solenidade de premiação do I Concurso de Desenhos do NAAH/S

dsc01015 O concurso teve como objetivo incentivar e destacar as habilidades de alunos da rede estadual de ensino de Séries Finais (6º ao 9º ano) e Ensino Médio da 18ª SDR (Grande Florianópolis). Os participantes concorreram em duas categorias: séries finais (6º ao 9º ano) e ensino médio.
“O concurso foi um grande desafio para o Naah/s, mas nós contamos com muitos parceiros dentro e fora da Fundação que auxiliaram para que tudo isso fosse possível. Parceria principalmente das escolas e dos alunos que se empenharam em participar”, destacou Andréia Panchiniak, coordenadora do Núcleo. “Podemos dizer, sim, que temos talentos na escola pública. Agradecemos muito a todos que acreditaram nessa proposta. Daqui, muitos outros eventos se desdobrarão”, complementou.

A equipe do Núcleo ressalta que concursos, torneios e olimpíadas são metodologias importantes e comprovadamente eficientes para oportunizar que os talentosos apresentem suas habilidades, para que estas sejam descobertas e bem aproveitadas, já que o conhecimento é uma das maiores riquezas de um país.

dsc01007
dsc01043
dsc01046
dsc01013
dsc01011
dsc01008
dsc01015
dsc01010
p1140109
p1140111
p1140125
p1140121
dsc01051
dsc01055

Entenda como aconteceu o concurso
 

Para se inscreverem, os estudantes precisavam entrar no blog do Naah/s, ler atentamente o regulamento, preencher e imprimir a ficha de inscrição e anexá-la ao desenho produzido de acordo com o tema proposto: "Inclusão social: o que você tem a ver com isso?".

Após esses passos, os estudantes deveriam entregar o material ao responsável pelo concurso em sua escola para que seja enviado, junto aos de outros alunos, à FCEE. Nesta primeira etapa, foram recebidas 1.875 inscrições, o que surpreendeu a equipe do Naah/s. “É um ótimo número, tendo em vista que este é o primeiro ano do concurso. Ficamos muito felizes”, comemora a coordenadora do Núcleo, Andréia Panchiniak.

Após as inscrições e o recebimento dos desenhos, aconteceu a de pré-seleção do material pelo Naah/s, na qual foram selecionados os melhores 30 de cada categoria para serem votados por meio do blog do Naah/s.

Por fim, a escolha dos três primeiros lugares de cada categoria foi realizada por uma Comissão de Avaliação formada por um grupo de doze pessoas, entre artistas e/ou arte educadores e profissionais da área da cultura e educação. Foram eles: Albertina Prates, Virgínia Yunes, Beta Monfroni, Plínio Verani, Lygia Helena Roussenq Neves, Luiz Ekke Moukarzel, Maria das Graças Machado Moukarzel, Vânia Pires Franz de Matos, Geraldo Mazzi, Cléa Espíndola, Natasha Bergamaschi, Claudenir Fernandes e Marcel Ruiz Forns.
Professora de Artes destaca a importância de concursos como este para estimular os talentos

A professora de Artes do Naah/s ressaltou os objetivos da equipe com a realização do concurso. “Nós do Naah/s utilizamos muitas estratégias que nos auxiliam na identificação dos alunos com indicadores de altas habilidades/superdotação. O concurso, especialmente pela visibilidade que ele dá a esses alunos, vem ao encontro das nossas propostas, como uma ferramenta para nos ajudar a destacar talentos que estão nas escolas, além de divulgar o nosso trabalho”, explica Vânia Pires Franz de Matos.

Vânia destaca a importância de iniciativas como esta para estimular alunos criativos a mostrarem suas habilidades. “A inteligência criativa produtiva é menos evidenciada nas escolas de um modo geral, em comparação à inteligência acadêmica. Nossa intenção foi dar a oportunidade de esses alunos criativos mostrarem seus talentos, se expressarem através da arte".
Segundo a professora, a experiência e os dados obtidos nesse concurso servirão de subsídio para outros projetos e pesquisas do Naah/s, sempre com o objetivo de fomentar a descoberta e o desenvolvimento dos talentos no estado.
O 1º Concurso de Desenhos do NAAH/S contou com a parceria da Secretaria de Estado da Educação, apoio da Livrarias Catarinense, Fundação Nova Vida e Chaordic.

Fonte: www.fcee.sc.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página em Atualização

Esta página está sendo atualizada. Por favor, aguarde.