terça-feira, novembro 19, 2013

Profissionais do NAAH/S ministram oficina de identificação de sujeitos com altas habilidades/superdotação


Educação

23/09/2013

Parfor: oficina ajuda a identificar 'superdotados'

Atividade foi realizada pela coordenação do curso de Educação Especial do Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica (Parfor) da Unisul
Alunos e professores do curso de Educação Especial do Parfor Unisul, das Unidades de Tubarão e Araranguá, participaram de oficina de identificação de sujeitos com altas habilidades/superdotação. A atividade aconteceu no dia 14/9, em Tubarão, e foi ministrada pela Coordenadora Andreia Alves Panchiniak e pela pedagoga Liliam Guimarães Barcelos, do Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/ Superdotação do Estado de Santa Catarina (NAAH/S), que integra a Fundação Catarinense de Educação Especial.
O objetivo da oficina foi preparar os acadêmicos para que, no exercício da profissão, possam identificar e fazer os encaminhamentos necessários aos sujeitos que possuem algumas habilidades e talentos que os diferenciam dos demais, levando-os a compreender, canalizar e desenvolver cada vez mais seu potencial.
"Nessa área, há poucos estudos e pesquisas, uma vez que, em nossa cultura, aluno que ‘aprende muito bem’ não é considerado em sua singularidade. Além de nos inquietarmos com o assunto, ainda fomos desafiados a realizar pesquisas e diagnósticos para identificar estudantes com altas Habilidades/Superdotação em nossa região", destaca a coordenadora do curso de Educação Especial, professora Mariléia Mendes Goulart.
Ainda durante a atividade, os participantes puderam entender como funciona o NAAH/S e como articular com estes profissionais a instalação de novos núcleos a fim de atender os educadores da região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página em Atualização

Esta página está sendo atualizada. Por favor, aguarde.